Histórico

Colonizado por descendentes de imigrantes italianos, em sua maioria, e alemães, o Município de Colorado localiza-se no Planalto Meridional do RS e na microregião Colonial do Alto Jacuí, com uma área territorial de 286, 18 km² representando 0.1064% do Estado, 0.0508% da Região e 0.0034% de todo território brasileiro. Limita-se ao norte com Carazinho e Saldanha Marinho, ao Sul com Selbach e Tapera, a Oeste com Ibirubá e a Leste com Não-Me-Toque.

 

A rede hidrográfica pertence à bacia do Jacuí e os principais rios são: Arroio Grande e Colorado.

 

Predominam em Colorado os solos profundos, suscetíveis à erosão, bem drenados e ácidos com elevados teores de alumínio. Ocorrem também, solos minerais, de boa fertilidade natural e contendo cristais de hematita (ferro), aparecem ainda, solos moderadamente drenados, ácidos e com elevados teores minerais primários.

 

Possui clima temperado e a floresta subtropical com araucária que recobria o território de Colorado está, atualmente, ocupado por lavouras mecanizadas com diversas culturas.

 

Município essencialmente agrícola tem como base econômica a produção primária, a partir do cultivo da soja, trigo, milho, cevada, seguidos da pecuária, suinocultura e a bacia leiteira, e estando em fase inicial a piscicultura, avicultura e a apicultura. As propriedades caracterizam-se por ser em sua maioria auto-sustentável, centralizadas em pequenos e médios produtores de grãos. Mesmo com uma produção diversificada a Soja é produzida em maior escala.

 

A religião com maior número de fiéis é a católica, e predomina na vida social do município com seus eventos religiosos (festas, novenas, tríduos e procissões) contando com grande número de capelas, oratórios, capitéis e grutas.

 

Colorado é um Município de porte pequeno, conforme classificação que consta na PNAS/2004. No ano de 2008, segundo dados do IBGE, a população era de 3.744.

 

Conta com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,817, sendo o Índice de Exclusão Social de 0,562, de Desigualdade de 0,104 e de Emprego Formal de 0,107.

Linhas e Povoados

Arroio das Almas

Linha Carolina

Arroio das Pacas

Linha Coati

Linha Córrego Branco

Linha Garibaldi

Santa Rita

Travessão Severino

Nova Trípoli

Posse do Barreiro

Distrito de Vista Alegre

Linha Santa Catarina

Pontão

Coloradinho

Cachoeirinha

Nossa Senhora Menina

Paquinhas

Colônia Nova

Nossa Senhora Pompéia

Vila Padre Osmari

Linha Triunfo

Vale Alegre

Dados Municipais

Emancipação: Lei nº. 4318 de 03/07/1962 - Instalação: 13 de setembro de 1962.

População Estimada 2010: 3.550 habitantes.

Área Urbana: 300,70 há ou 3,00 km².

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×